terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

No ponto de ônibus


Certo dia, quando estava num ponto de ônibus, ouvi uma conversa que me deixou incomodada. Lá havia mais três pessoas, e duas estavam conversando de modo que qualquer um no local ouvisse também. Eles falavam da falta de chuva e do consumo de água e energia. 
Mas depois eles começaram a falar sobre o mau governo do novo prefeito, aliás, de todos os anteriores também. Eu não estou aqui para defender político, mas para defender meu ponto de vista, já que estas pessoas criticam algo que moralmente, não teriam direito algum.
Eram uma moça e um rapaz, a moça disse que nem tinha o título de eleitor, e que não vota, obviamente, mas que também não tem vontade de votar em ninguém, já que não confia em mais nenhum candidato. O moço concordou com ela, dizendo também que não escolhe mais em quem votar, vota em branco. E continuavam a criticar a cidade, e o modo de governo atual e passados. 
Diante deste fato, onde está a moral destas pessoas? Se elas não prestam atenção nas propostas dos candidatos, e não escolhem aquele que as apresente de forma mais adequada, não tem o direito de criticar. Elas pagam impostos igual a todos, mas não adianta criticar algo sem ter tomado conhecimento antes. Se elas não estão satisfeitas com o governo atual, que busquem seus princípios e não fiquem criticando pelos cantos. Falar mal em um ponto de ônibus não resolve nada, muito menos em redes sociais e dentro de casa. 
Eu espero que um dia, as pessoas não sejam tão hipócritas e parem de criticar em vão. Que antes elas façam um voto consciente, analisando as propostas do candidato eleito. E então, quando não estiverem satisfeitas, tenham recursos e motivos suficientes para buscar melhorias da forma correta.

Autora: Beatriz Braga Pereira

5 comentários:

  1. Gostei muito do texto. Seu blog é super fofo ^-^
    beijos,

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto.

    www.feminicesemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Steffany e Carol! Que bom que gostaram!
    Serão sempre bem vindas ao meu cantinho!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Vou ter que concordar com a moça e o rapaz. Sem querer ser do contra.
    Acho que o problema não é moral, ou hipocrisia. Os candidatos fazem promessas, e todos já sabem que elas são mentira. Pra que diabos eu perderia tempo da minha juventude sentada na frente da televisão/computador escutando baboseiras de várias pessoas que são farinha do mesmo saco? Não adianta votar, se as suas opções são apenas 6 ou meia dúzia.
    Tirei meu título de eleitora essa semana, e agora vou fazer parte da juventude que vota em branco por que não vê mais esperança. E sim, me vejo no direito de reclamar, porque nasci nesse país, e realmente gostaria que fosse viável viver por aqui.
    Quem sabe de repente eu não começo a voltar com esperança, não começo a prestar atenção nas propostas políticas - quando elas valerem a pena. Porque não estou aqui pra ser enganada.
    Você escreve super bem, moça, vai ser colunista de algum jornal. rs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Obrigada pela visita, e pelos elogios quanto ao meu trabalho aqui no blog. :)
      Quanto à sua opinião, eu a respeito. Afinal, se não houvesse contradições, não seria possível expor opiniões.
      Mas eu continuo com o meu ponto de vista. Acho que votar em branco sem ao menos tomar conhecimento das propostas e depois ficar reclamando pelos cantos não vai adiantar nada, pois a solução não vai cair do céu. E quanto a perda de tempo em ficar ouvindo as propostas, como você mencionou, eu não concordo. Até porque estas pessoas estavam perdendo o tempo delas reclamando também. Acho muito mais viável "perder tempo" por algo que vai estar presente em nosso futuro, do que ficar reclamando pelos cantos. E que tempo precioso é este da juventude, que não pode ser emprestado um pouquinho para futuramente poupar maiores preocupações em outras épocas da vida?! Todos temos o direito de reclamar, mas de acordo com meus princípios e valores, precisamos ser conscientes e justos com nossos atos.

      Excluir

 
Images by Freepik