segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sentimento humanitário


Imagem: http://www.canalkids.com.br/

Bom, hoje eu pensei em escrever sobre a falta de sentimentalismo das pessoas. Acho que esta nem é a palavra certa, pois todos nós temos sentimentos. Mas o que estamos em falta é de sentimentos bons, está faltando um sentimento humanitário, compaixão, piedade. São tantas as notícias trágicas que ouvimos e que vemos nos noticiários! E o pior de tudo é que muitos são causados propositalmente. Sem falar de outros casos em que uma grande quantidade de pessoas assistem a cena com tanta frieza e, em vez de ajudar, pegam seus aparelhos tecnológicos e começam a gravar. Talvez para espalhar a notícia, para comprovar que estava ali participando da cena, para ganhar algum dinheiro extra vendendo para alguma rede de notícias, ou outra situação que eu não sei dizer. 
Só sei que todos fomos feitos da mesma forma, todos temos os mesmos órgãos, as mesmas reações, a capacidade de termos os mesmos sentimentos, entre muitas outras coisas. E penso eu, o que leva uma pessoa a fazer mal a outra? E se estivessem fazendo contra você? E se o vídeo da situação vergonhosa, constrangedora em que você aparece vulnerável estivesse rolando na mão das pessoas da sua cidade, estado, país e até no mundo? 
Um exemplo disto são as brigas em escolas, brigas em festas, violência, e até mesmo o linchamento da mulher no Guarujá que chocou o mundo. 
A justiça humana é muito falha, realmente. Mas a política da justiça com as próprias mãos, do "olho por olho, dente por dente" não adianta nada. Só piora a situação. É como se cometessem o crime pela segunda vez, e isto mudará o mundo? Creio eu que não. Dessa forma, será mais uma pessoa, mais uma família, mais uma cidade, e mais um mundo desacreditado quanto ao sentimento humano de seu semelhante. Temos medo de nossa espécie.

Autora: Beatriz Braga Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Images by Freepik